Produtos


CASO Consultores Associados


Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais

Os produtos de Capacitação, Formação e Transferência de Tecnologia de Gestão da CASO Consultores Associados são desenhados por profissionais com grande experiência de mercado e com sólidos conhecimentos acadêmicos.

Com base nas tendências e temáticas atuais, contextualizadas à realidade brasileira, a CASO Consultores Associados concebe seus produtos a partir de diagnósticos e pesquisas realizadas em diversos setores.

O diferencial dos produtos da CASO Consultores Associados é ter como suporte, as melhores práticas de mercado associadas aos modernos conhecimentos científicos na área da gestão.

Os dirigentes e consultores da CASO Consultores Associados são Doutores e Mestres de reconhecida atuação no mercado.

A CASO Consultores Associados coloca à disposição de seus clientes os seguintes produtos:

  • Encontro com o Autor
  • Programa Avançado de Formação
  • Programa para o Setor de Petróleo e Gás
  • Programa APrender
  • Programa de Formação ON-LINE
  • Programa Busca da Qualidade
  • Cursos de Verão ou Inverno em Portugal
  • Executive Week da CASO na Europa
  • Executive Week da CASO no Brasil

Encontro com o Autor são eventos ministrados por professores especialistas e autores dos livros que ditam o conhecimento e tendências organizacionais no Brasil e em muitos dos Países de Língua Portuguesa. Esses eventos ocorrem em três versões, com carga horária de 2, 8 ou 16 horas, onde

  • O evento de 2 h, tem a metodologia de uma palestra;
  • O evento de 8 h, tem a metodologia de um workshop;
  • O evento de 16 h, tem a metodologia de um minicurso.

Os eventos são customizados as necessidades das organizações clientes, e tratam de temas dos recentes livros dos autores. Veja a relação de Encontros com os Autores disponíveis:

  • Encontro com o Autor, com Andre Barcaui (Gestão de Projetos e Coaching);
  • Encontro com o Autor, com Frederico Lustosa (Políticas Publicas);
  • Encontro com o Autor, com Jorge Mattos (Gestão e Retenção de Talentos);
  • Encontro com o Autor, com Marcus Vinicius Rodrigues (Gestão de Processos e Qualidade);
  • Encontro com o Autor, com Noberto Almeida (Gestão de Projeto e Tecnologia);
  • Encontro com o Autor, com Renato Brown (Gestão Pública e Legislativa);

Encontro com o Autor,
com André Barcaui
Tema: Gestão de Projetos e Coaching

André Barcaui é Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração pela UNR, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi project office manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM.

É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999 e hoje faz parte do seu Conselho Consultivo, e membro do Conselho Editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa e revisor técnico da revista MundoPM. É também coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas e certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Palestrante, autor de diversos artigos e livros na área gerencial.

Recentes livros do palestrante e autor André Barcaui:

Temas do Encontro com o Autor com o palestrante André Barcaui:

  • Tema 1:

    A Felicidade no Trabalho Gerencial com base no livro Gerente também é Gente (Editora Brasport). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 2:

    A Globalização e as Tecnologias emergentes com base no livro PMO – Gerência de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Editora Brasport) e Fundamentos Técnicos da Administração (Editora Senac SP). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 3:

    Coaching Revisitado com Coaching e Mentoring (Ed. FGV). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 4:

    A Teoria das Restrições aplicada à Gerência de Projetos PMO – Gerência de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Editora Brasport). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

Encontro com o Autor,
com Frederico Lustosa da Costa
Tema: Administração e Políticas Públicas

Frederico Lustosa da Costa, Doutor em Gestão pelo ISCTE (Lisboa), é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Até 2010, foi professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), período em que também atuou como professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe). Foi membro do Comitê Científico da Divisão de Administração Pública da ANPAD e líder do tema "História e Memória da Administração Pública" da mesma divisão. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e é membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração.

Recentes livros do palestrante e autor Frederico Lustosa da Costa:

Temas do Encontro com o Autor com o palestrante Frederico Lustosa da Costa:

  • Tema 1:

    Reforma do Estado no Brasil com base no livro Reforma do Estado e Contexto Brasileiro (Editora FGV). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 2:

    História da Administração Pública, com base no livro Brasil: 200 Anos de Estado, 200 Anos de Administração Pública (Editora FGV). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 3:

    Cultura e Desenvolvimento, com base no livro Política e Gestão Cultural (Editora UFBA). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 4:

    Gestão Cultural, com base no livro Política e Gestão Cultural (Editora UFBA). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

  • Tema 5:

    Avaliação de Políticas e Programas Públicos, com base no livro A persistência da desigualdade (Editora BNB). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

Encontro com o Autor,
com Jorge Matos
Tema: Gestão de Talentos

Jorge Matos é Presidente da ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e educação do comportamento, cuja missão é Desenvolver Competências e Gerar Resultados. Formado em Administração e Mestre em Gestão de Negócios pelo ISCTE, é professor da FGV e autor dos livros Talento para a Vida e Talento Brasileiro.

Atuou como Executivo no Grupo Accor, Grupo João Santos, Macroplan e IT Tecnologia. Como consultor executou projetos nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Mudanças e Educação do Comportamento para centenas de empresas como CAIXA, Linde, BRASCAN, Banco Central, Coca-Cola, Rede Globo, Bompreço, Polícia Militar, FINEP, SENAC, TIM, Embratel, Icatu, Mongeral, VIVO e OI.

Recente livro do palestrante e autor Jorge Matos:

Temas do Encontro com o Autor com o palestrante Jorge Matos:

  • Tema 1:

    Talento para a Vida e Talento Brasileiro com base no livro Talento para a Vida Editora Etalent. Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

Encontro com o Autor,
com Marcus Vinicius Rodrigues
Tema: Gestão de Processos e Qualidade

Marcus Vinicius Rodrigues é Doutor (PhD) em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ, Mestre (MSc.) em Administração de Empresas pelo CEPEAD/UFMG, Especialista (MBA) em Formação de Executivos pela ESAP/DF e Engenheiro Eletricista pela EE/UFC. É executivo, consultor organizacional, palestrante, professor em cursos de pós-graduação e escritor.

Como palestrante tem participado dos principais congressos e seminários vinculados à área empresarial ou pública, realizados na temática gestão de processos e da qualidade de bens e serviços, mudanças organizacionais, competitividade e gestão estratégica de processos, no Brasil e em outros países.

É um dos profissionais brasileiros mais requisitados e reconhecidos nos programas de capacitação de executivos. Nos últimos dois anos ministrou palestras, seminários e cursos para mais de 15 mil profissionais.

Recentes livros do palestrante e autor Marcus Vinicius Rodrigues:

Temas do Encontro com o Autor com palestrante e autor Marcus Vinicius Rodrigues:

  • Tema 1:

    Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade, com base no livro Ações para a Qualidade (Ed. Elsevier - 5ª edição – 2014).
    Conheça o objetivo e programa desse evento.

  • Tema 2:

    Gestão por Resultados na Administração Pública: políticas públicas de gestão para a produtividade e qualidade, com base no livro Ações para a Qualidade (Ed. Elsevier - 5ª edição – 2014).
    Conheça o objetivo e programa desse evento.

  • Tema 3:

    Entendendo e Aprendendo o Pensamento Lean, com base no livro Sistema de Produção Lean Manufacturing (Ed. Elsevier - 2ª edição – 2016).
    Conheça o objetivo e programa desse evento.

  • Tema 4:

    Qualidade de Vida no Trabalho: diagnóstico e implantação, com base no livro Qualidade de Vida no Trabalho (Ed. Vozes - 15ª edição – 2016) e Ritos & Excelência nas Empresas (Ed. Vozes - 1ª edição – 2002).
    Conheça o objetivo e programa desse evento.

Encontro com o Autor,
com Norberto Almeida
Tema: Project Management Office

Norberto Almeida é PhD em Business Administration pela Florida Christian University. Mestre e MBA em Sistemas de Gestão pela UFF, MBI pelo NCE da UFRJ, Pós-graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ, e formado em TI pela Universidade Celso Lisboa. É uma das maiores referências do país em gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

É o CEO da Portfolio Expert. Professor nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e PUC-RJ.

Autor dos livros Gerenciamento de Portfólio e PMO (FGV, 2017), Gerenciamento do Tempo em Projetos (Elsevier, 2014) e Gerenciamento de Portfólio (Brasport, 2011). Coautor dos livros Gestão Profissional do Portfólio de Projetos (Brasport 2015), PMO - Gerência de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Brasport, 2012 – Best Seller) e Metodologia de Gerenciamento de Portfólio – Teoria e Prática (Brasport, 2013).

Recente livro do palestrante e autor Norberto Almeida:

Temas do Encontro com o Autor com o palestrante Norberto Almeida:

  • Tema 1:

    Entendendo e implantando um Project Management Office (PMO) com base no livro Gerenciamento de Portfólio e PMO (Ed. FGV). Conheça o objetivo e programa desse evento. Consulte a CASO.

Encontro com o Autor,
com Renato Brown
Tema: Gestão Publica e Legislativa

Página em Construção. Consulte a CASO.


Programa Avançado de Formação

O Programa Avançado de Formação - PAF, customizado e individualizado, tem como objetivo preparar gestores do nível estratégico de organizações públicas ou privadas, diante das dificuldades crescentes e da dinâmica dos novos conhecimentos exigidos pelo atual contexto organizacional.

O PAF é um programa individual, destinado à apenas um profissional cliente. Mas, em casos excepcionais e dependendo do tema, pode-se utilizar o PAF em um pequeno grupo de gestores de uma mesma organização.

Através dos especialistas da CASO Consultores Associados, dotados de vasta experiência e conhecimento de mercado e com sólida formação acadêmica, o PAF busca atender às necessidades individuais e imediatas de conhecimento, procedimentos e técnicas de gestão do profissional cliente, para o exercício de uma nova função ou para aumentar seu desempenho na função que já ocupa.

Diante das necessidades iniciais apresentadas pelo profissional cliente, e das características e objetivos da organização ao qual está vinculado, é definido um roteiro preliminar para o conteúdo da formação. Este roteiro é discutido por especialista da CASO com o profissional cliente, buscando o máximo de customização e adaptação às reais necessidades. Quando necessário for, a definição do conteúdo final poderá também ser negociada com o gestor ou superior do profissional cliente.





O PAF em curto prazo, e se for o caso, de forma reservada, qualifica o profissional cliente para melhorar seu desempenho ou para capacitá-lo diante de sua nova função ou novo desafio profissional, fazendo com que este desempenhe efetivamente as tarefas com conhecimento e eficácia, maximizando seus resultados.

Programa para o Setor de Petróleo e Gás

A CASO conta, em seu quadro de consultores associados, com alguns dos profissionais que criaram e capacitaram no Brasil uma eficaz cadeia de pequenos e médios fornecedores para o atendimento do Conteúdo Local vinculado a Indústria do Petróleo e Gás.

Assim, suas ações nessa área são destinadas aos agentes públicos e privados que atuam direta e indiretamente nesse importante setor industrial.

A formação de uma cadeia de pequenos e médios fornecedores em países que estão solidificando ou mudando suas políticas para o desenvolvimento local é imperioso.

Com esse foco, a CASO coloca a disposição do mercado brasileiro e dos Países de Língua Portuguesa assessorias especializadas para apoiar governos na elaboração de diretrizes e políticas de regulamentação da atividade petrolífera, entre os quais:

  • Programas para atração de investimentos para a indústria de petróleo e gás;
  • Programas para fortalecimento e ampliação das compras da indústria com empresas locais;
  • Programa para capacitação de recursos humanos para atuação na indústria;
  • Políticas de precificação de produtos.

Empresas Operadoras de Petróleo e Gás

Para as empresas operadoras de Petróleo e Gás, a CASO apresenta soluções para equacionar os problemas da Cadeia de Suprimentos do setor, prioritariamente, com foco em desenvolver empresas fornecedoras para atenderem os requisitos de contratação, como por exemplo: a Gestão da Qualidade, a Gestão da SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho), entre outras.

Empresas Fornecedoras para a Indústria de Petróleo e Gás

Para empresas fornecedoras para a indústria de petróleo e gás, a CASO coloca a disposição soluções para desenvolver estratégias e capabilities nas áreas operacionais e comerciais, para maior efetividade na realização de negócios com as empresas petrolíferas.

Metodologia da CASO para atuação no Setor

Segue algumas das metodologias utilizadas pela CASO para atuação no setor do Petróleo e Gás:

  • Identificação de necessidades dos clientes relacionados à Indústria de Petróleo e Gás;
  • Workshop para apresentação de Benchmarking de experiências e programas realizados em outros países e empresas;
  • Modelagem das soluções customizadas para o cliente;
  • Reunião de Kick off;
  • Método CASO de implementação das soluções;;
  • Reuniões de monitoramento e avaliação;
  • Evento de apresentação dos resultados.

Programa APrender

O Programa APrender foi criado a partir de profissionais com vasta experiência em gestão de organizações públicas e privadas, com sólidas formações acadêmicas. A CASO Consultores Associados utiliza no Programa Aprender uma formação focada principalmente em Gestores Públicos Municipais, de Pequenas e Médias Empresas com uma estrutura e metodologia moderna, dinâmica e enxuta, otimizando e minimizando custos desnecessários, com o objetivo de transferir estas vantagens aos seus clientes através de eficazes e personalizados conhecimentos. A operacionalização do Programa APrender é feita através de Seminários e Cursos de curta duração.

Seminários

Os Seminários do Programa APrender são decorrentes de diagnósticos e pesquisas realizadas em diversos órgãos públicos e em pequenas e médias empresas brasileiras ou de outros países de língua portuguesa, que são contextualizados à realidade de cada município, região ou empresa. Defina suas necessidades e o tema do seminário que deseja. Nos consulte.

Cursos

Diante das recentes mudanças e das mobilizações sociais ocorridas no mundo, os setores públicos e privados precisam apresentar urgentemente respostas. É de vital importância que essas respostas sejam eficazes para o sucesso das organizações públicas e privadas. É preciso preparar os seus gestores, atualizando-os com base em conhecimentos e técnicas de gestão contemporâneas, para enfrentar a crescente cobrança por resultados de nossa sociedade. Os Cursos do Programa APrender são alternativas eficazes para os gestores brasileiros. Esses cursos poderão ser ministrados, dependendo do tema, com carga horária de 16h, 24h ou 32h e serão contextualizados diante das necessidades e realidades locais.

Programa de Formação ON-LINE

As formações no formato on-line que a CASO oferece em parceria com a PortFolio Expert, apresentam as melhores relações custo-benefício do mercado. São formações profissionais de alta qualidade que focam na capacitação atualizada e customizada ao mercado.

Através do computador, tablet ou smartphone o profissional pode ter acesso, sempre que desejar, ao conteúdo e a prática do tema escolhido, sem pressão de prazo ou do formalismo das avaliações obrigatórias. No novo contexto organizacional, competitivo e dinâmico, quem faz a avaliação é o mercado!

O profissional precisa entender que a busca de vídeos isolados e amadores na web ou a realização de programas escolares tradicionais, que apenas utilizam tecnologias on-line, mas que mantém os mesmos formatos ou conteúdos, faz com que os participantes percam um de seus principais e mais escasso recurso, o tempo.

A CASO e a PortFolio Expert colocam à disposição do mercado dos Países de Língua Portuguesa seus programas de Formação On-Line em Gestão de Projetos e em Gestão de Processos para a Qualidade.

Passe a fazer parte de um grupo seleto de executivos que integram os programas de Formação On-Line da CASO através da PortFolio Expert. A busca desses programas através da CASO possibilitará ao participante um desconto especial. Conheça os programas abaixo:

  • Gerenciamento de Projetos;
  • Gestão de Processo para a Qualidade.

Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos é responsável pela inovação, criação e melhoria dos produtos, serviços e soluções da sua organização. Empresas mais maduras em gerenciamento de projetos tem vantagem competitiva, pois apresentam uma taxa maior de sucesso nos seus negócios.

Profissionais com a melhor capacitação nesta área são procurados pelas melhores organizações, pois agregam valor aos negócios e alavancam o alcance dos objetivos estratégicos.

Clique aqui (www.portfolioexpert.com.br) e conheça os programas de Formação On-Line da CASO, através da PortFolio Expert. Como já informado, a busca desses programas através da CASO possibilitará aos participantes um desconto especial.


Gestão de Processo para a Qualidade

Página em Construção

Programa Busca da Qualidade

Os Programas Customizados para a Busca da Qualidade - PCBQ são destinados à pequenas e médias organizações dos diversos setores de atividades, tendo como base principal a prestação de serviços de consultoria e assessoria organizacional, e a conjunta formação executiva através das Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG. Essa metodologia foi criada e desenvolvida pela CASO. As ações da consultoria e assessoria, a formação dos quadros e a busca de conhecimento próprio para a Organização Cliente, utiliza a estrutura conceitual da Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade - GEIQ e técnicas de gestão de processos de negócio, com suas consequentes aplicações no que se refere à melhoria e padronização dos processos para melhores resultados organizacionais.



Os Programas Customizados para a Busca da Qualidade - PCBQ buscam apresentar o estado da arte para os melhores resultados possíveis da Organização Cliente e ao mesmo tempo prepara-la para atingir novos patamares em seu desenvolvimento futuro. Respeitando os aspectos culturais, históricos e as limitações especialistas da Organização Cliente, procura-se definir ou rever as estratégias organizacionais e integra-las aos processos, diante da necessidade de um melhor desempenho, maior rentabilidade, seguindo as tendências socioambientais e com foco na sustentabilidade.

O papel dos profissionais da CASO será o de facilitador para identificação dos problemas e sugestões de mudança, ajudando as equipes locais, os multiplicadores, através da disponibilização do instrumental teórico e metodológico, a buscarem alternativas para a soluções dos problemas de gestão de processos críticos.

Para isso serão necessárias seis etapas, cinco presenciais, dentro da Organização Cliente, e uma de forma remota, que deverão ser desenvolvidas em aproximadamente quatro meses como apresentado no quadro:

* Etapa à ser realizada de forma remota, a princípio, via Skype.

Trata-se assim de um trabalho de consultoria de processo, através das OTG’s que consiste na parceria permanente e integrada durante os serviços entre contratante (Organização Cliente) e contratado (CASO), transferindo efetivamente conhecimento e tecnologia para a Organização Cliente.

A CASO busca aproveitar ao máximo as competências e experiências pessoais e profissionais dos técnicos e gestores da Organização Cliente, mediante a orientação e acompanhamento pelos especialistas designados da CASO.

Quanto ao conceito de qualidade à ser atingido, veja quadro abaixo. Esse será norteado pelo valor do cliente e deve estar associado a elementos fundamentais: os projetos, os processos e os custos. A análise, e consideração balanceada desses elementos, diante do contexto no qual a Organização Cliente está inserida e de seus objetivos, peculiaridade e limitações, levarão a CASO, junto com os multiplicadores e gestores, definir um caminho de baixo custo com os primeiros resultados em curto prazo e com a criação de um ambiente para uma a cultura de sustentabilidade e desenvolvimento organizacional.

Vale aqui apresentar melhor a Etapa 2, da Capacitação dos Gestores e Colaboradores para a Busca de Soluções Customizadas. Essa etapa é uma das mais importantes no Programas Customizados para a Busca da Qualidade – PCBQ. Ela consiste na realização de 3 (três) eventos estruturados, denominados de “Oficinas para Soluções com Aprendizagem”, que tem como objetivo a apresentação de técnicas e ferramentas para a Concepção, Gestão, Análise e Melhoria de Processos, buscando a capacitação de multiplicadores a serem sugeridos pela Organização Cliente e selecionados pela CASO.

As Oficinas para Soluções com Aprendizagem terão como material de apoio os livros do Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e deverão ser divididas nos seguintes módulos, conforme objetivos apresentados abaixo:


 

Cursos de Verão ou Inverno em Portugal

O Curso de Verão ou Inverno (CVI) da CASO é uma grande oportunidade para o início da internacionalização de jovens estudantes brasileiros e africanos.

A CASO (Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais) é uma empresa brasileira de formação e consultoria, com sede no Rio de Janeiro e com 28 anos de experiência no mercado. Sua atuação em Portugal teve início em 2005, há quase 15 anos. Seu Diretor Executivo, o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues é professor e coordenador de instituições de ensino em Portugal.

O principal objetivo do Curso de Verão ou Inverno (CVI) da CASO é promover o aprimoramento na formação científica e introdução ao contexto internacional de jovens estudantes brasileiros e africanos de graduação, enfatizando os aspectos culturais e conceitos fundamentais da internacionalização e globalização.

A estrutura do CVI é aprimorada a cada edição, a fim de possibilitar melhor aproveitamento por parte dos estudantes. Segue, na figura abaixo, a programação de uma edição modelo:

  • Três disciplinas em temas à serem definidos;
  • Visitas, com orientação de especialistas, aos principais museus e pontos culturais ou turísticos de Lisboa;
  • Viagem às cidades de Sintra, Porto e Coimbra. Nessas cidades serão realizadas, com orientação de especialistas, visitas aos principais museus e pontos culturais ou turísticos.

Venha participar dessa rica oportunidade de aprendizagem, compartilhar experiências e vivenciar o dia a dia do contexto estudantil europeu.

  Estrutura de uma Edição Modelo do CVI

 

Executive Week da CASO na Europa

O Produto Executive Week da CASO na Europa é operacionalizado através de semanas de estudos em diversas temáticas organizacionais, realizadas em Portugal ou na Espanha.

São compostas por ciclos de conferências e visitas técnicas, em temas diversos, com o objetivo de aumentar a integração com o mercado atual, seus desafios e conquistas, sempre buscando o estado da arte na temática, além de estarem vinculadas com atividades culturais e de lazer.

Os temas também buscam apresentar, aos profissionais vinculados diretamente na área da Executive Week, oportunidades de negócios através de caminhos diferenciados e inovadores, contando com a participação de instrutores de destaque em suas áreas de atuação.

A Executive Week, na maioria de suas edições, são customizadas e adaptadas à setores empresariais ou grupos de interesse comum. Segue, abaixo, alguns temas para Executive Week da CASO na Europa:

  • Conhecendo os vinhos e a gastronomia portuguesa;
  • Conhecendo as cavas, os vinhos e a gastronomia espanhola;
  • O turismo português com visão empresarial;
  • Internacionalização das empresas brasileiras na Europa;
  • Gestão globalizada: a experiência das empresas portuguesas.

Como exemplo, segue abaixo para conhecimento, o desenho de uma Executive Week com foco no conhecimento do vinho português, destinada à executivos brasileiros e de países de língua portuguesa.

Conhecendo os Vinhos Portugueses

O mercado de vinhos no Brasil cresceu cerca de 500% em valor de importações nos últimos 10 anos. A principal origem europeia destes vinhos importados para o Brasil é Portugal.

O interesse do brasileiro pela bebida sofreu um boom na última década. Porém nosso consumo ainda não supera os 2 litros per capita/ano, contra mais de 40 litros per capita/ano de países como Itália e França.

Os brasileiros veem no vinho saúde, cultura, status, sofisticação e ascensão social. Hoje, muitos negócios já não são feitos em salas de reunião, mas sim em jantares onde o vinho tem papel de destaque, motivando, através do conhecimento de suas peculiaridades, a ocupação de espaços vitais para as lideranças executivas e consequentemente o sucesso dos negócios.

 

O Douro e seus vinhos

É neste contexto que se insere a Executive Week proposta, unindo a cultura básica do vinho, visão de negócios e especialização em vinhos de Portugal, a porta de entrada para a Europa, continente que produz cerca de 70% do vinho do planeta.

A Executive Week busca trazer o conhecimento do contexto da vinicultura portuguesa para a capacitação de executivos em uma visão geral através de uma educação básica na bebida. O programa possibilita ao participante conhecimento para escolher, comprar, armazenar, degustar e harmonizar vinhos de todas as origens. Busca-se também fornecer informações para uma especialização nos vinhos de Portugal, abordando sua história, principais castas, tipos de vinhos e todas as suas principais regiões.

A programação final de cada Executive Week só deverá ser feita 60 dias da realização da mesma. Porém, segue abaixo um roteiro modelo que deverá ser a base.

 

Estrutura Modelo da Executive Week Conhecimento & Lazer: Vinhos e Negócios

Além de Lisboa, a Executive Week deverá contemplar a Região do Alto Douro e do Alentejo, duas das principais regiões na produção de vinhos em Portugal.

A Região do Alto Douro é banhada pelo Rio Douro e produz um dos melhores vinhos do mundo há mais de 2.000 anos, entre os quais, o Vinho do Porto. Essa região também é responsável pela produção de vinhos tintos extremamente potentes, encorpados e concentrados, que possuem classe e elegância.

Já Alentejo é uma região com muitas planícies às margens do Rio Tejo, região de grande tradição que produz vinhos que surpreendem pela excelência, pelos aromas e pelas cores. A tradição vinícola da região de Alentejo existe desde a época do Império Romano, região que se encontra entre os 52 destinos sugeridos pelo NY Times para se visitar.

 

 

 


Conhecendo a gastronomia portuguesa

Em Construção


Conhecendo a gastronomia espanhola

Em Construção


Conhecendo as cavas e vinhos espanhóis

Em Construção

Executive Week da CASO no Brasil

Os conceitos de desempenho, competitividade e internacionalização têm sido amplamente discutidos em todos os níveis sociais e organizacionais, principalmente diante das novas técnicas, modernos procedimentos administrativo-operacionais e integração dos mercados. Em todos estes aspectos o conhecimento tem sido a única senha para o sucesso.

O conhecimento obtido através dos livros e cursos de formação tradicional durante muitas décadas constituíram-se na única forma de capacitação. Hoje, as novas tecnologias e a dinâmica dos mercados exigem novas formas ou metodologias para a busca de um conhecimento aplicado e globalizado.

Uma das formas que tem apresentado melhores resultados no meio organizacional, para a busca deste necessário conhecimento, têm sido as experiências vivenciais: conhecimento ou participação em experiências bem sucedidas; estudo de casos globais; visitas técnicas a empresas ou viagens de estudo.

A Executive Week da CASO no Brasil tem o objetivo de trazer experiências globais e vivenciais bem sucedidas aos profissionais portugueses e dos países africanos de língua portuguesa.  Também tem como objetivo a capacitação de executivos, de organizações públicas ou privadas, em uma visão geral e global dos negócios, em temas específicos e relevantes para o contexto atual.

A Executive Week, na maioria de suas edições, são customizadas e adaptadas a setores empresariais ou grupos de interesse comum. Segue, abaixo, alguns temas para a Executive Week da CASO no Brasil:

  • Executive Week em Escolas de Samba do Rio de Janeiro: um modelo de gestão;
  • Executive Week em Gestão do Sistema de Saúde no Brasil diante da Internacionalização;
  • Executive Week em Entendendo o Contexto Organizacional Brasileiro diante da Internacionalização dos Negócios;
  • Executive Week em Como Exportar e Importar no Brasil;
  • Executive Week em Internacionalização dos Secretariados Executivos das Organizações.