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Produtos


CASO Consultores Associados


Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais

Os produtos de Capacitação, Formação e Transferência de Tecnologia de Gestão da CASO Consultores Associados são desenhados por profissionais com grande experiência de mercado e com sólidos conhecimentos acadêmicos.

Com base nas tendências e temáticas atuais, contextualizadas à realidade brasileira, a CASO Consultores Associados concebe seus produtos a partir de diagnósticos e pesquisas realizadas em diversos setores.

O diferencial dos produtos da CASO Consultores Associados é que eles têm como suporte, as melhores práticas de mercado associadas aos modernos conhecimentos científicos na área da gestão.

Os dirigentes e consultores da CASO Consultores Associados são Doutores e Mestres de reconhecida atuação no mercado.

A CASO Consultores Associados coloca à disposição de seus clientes os seguintes produtos:

  • Encontro com o Autor
  • Programa Avançado de Formação
  • Oficinas de Tecnologia de Gestão
  • Programa APrender
  • Diagnostico Organizacional

Encontro com o Autor para profissionais são eventos acadêmicos acadêmicos ministrados pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, em parceria com a Editora Elsevier, com carga horária de 2, 8 ou 16 horas, onde:

  • O evento de 2 h, tem a metodologia de uma palestra;
  • O evento de 8 h, tem a metodologia de um workshop;
  • O evento de 16 h, tem a metodologia de um minicurso.

Os eventos são customizados as necessidades das empresas-clientes, e tratam dos temas de seus últimos livros:

Temas dos “Encontro com o Autor” para profissionais

  • Tema 1:

    Gestão Estratégica dos Processos para a Produtividade, Qualidade e Competitividade, com base no livro Ações para a Qualidade (Ed. Elsevier - 5ª edição – 2014).

  • Tema 2:

    Gestão por Resultados na Administração Publica: politicas públicas de gestão para a produtividade e qualidade, com base no livro Ações para a Qualidade (Ed. Elsevier - 5ª edição – 2014).

  • Tema 3:

    Produtividade & Qualidade: Entendendo e Aprendendo Metodologia Seis Sigma, com base no livro Qualidade Padrão Seis Sigma (Ed. Elsevier - 2ª edição – 2014).

  • Tema 4:

    Produtividade & Qualidade: Entendendo e Aprendendo Lean Manufacturing, com base no livro Sistema de Produção Lean Manufacturing (Ed. Elsevier - 1ª edição – 2014).

  • Tema 5:

    Produtividade & Qualidade: A Influência dos Aspectos Comportamentais, com base no livro Qualidade de Vida no Trabalho (Ed. Vozes - 14ª edição – 2014) e Ritos & Excelência nas Empresas (Ed. Vozes - 1ª edição – 2002).

O Encontro com o Autor para alunos dos cursos de graduação plena e graduação tecnológica em Engenharia da Produção, Engenharia Industrial, Administração de Empresas, entre outros, são eventos com carga horaria de 4h ministrados pelo Dr. Marcus Vinicius Rodrigues em parceria com a Editora Elsevier e instituições de ensino superior, baseados nos seus livros:





Por que as IES devem oferecer o Encontro com o Autor a seus alunos

  • Para aproximar o corpo discente dos autores de livro didáticos ora adotado pelas instituições de nível superior;
  • Para motivar o corpo discente a ir além dos temas tratados em sala de aula;
  • Para dar oportunidade a seus alunos de conhecer as realidades organizacionais de outras regiões; e
  • Para reforçar sua imagem no mercado como uma instituição preocupada com o saber atualizado.

Temas dos “Encontro com o Autor” para alunos de graduação

  • Tema 1:

    Sistemas de Produção: da produção artesanal ao lean manufacturing, com base no livro Entendendo, Aprendendo e Desenvolvendo Sistema de Produção Lean Manufacturing (Ed. Elsevier - 1ª edição – 2014).

  • Tema 2:

    Gestão da Qualidade: da qualidade total a metodologia seis sigma, com base no livro Entendendo, Aprendendo e Desenvolvendo Qualidade Padrão Seis Sigma (Ed. Elsevier - 2ª edição – 2014).

Por que os alunos devem participar do Encontro com o Autor

  • Para conhecer a evolução e o estado da arte na gestão da produção para a busca da melhoria de processos e da competitividade;
  • Para conhecer a influência dos aspectos estratégicos, estruturais, comportamentais e operacionais nos processos organizacionais;
  • Para conhecer a sistematização de sistemas, métodos ou programas que tornam os processos produtivos mais eficazes e mais competitivos diante do atual contexto globalizado; e
  • Para aumentar o conhecimento sistêmico dos graduandos em Engenharia da Produção, Engenharia Industrial e Administração de Empresas.

A quem se destina o Encontro com o Autor

Aos alunos dos cursos de graduação plena e graduação tecnológica em Engenharia da Produção, Engenharia Industrial, Administração de Empresas, entre outros, de todos os períodos que buscam um conhecimento eficaz e abrangente para uma melhor preparação com vista a suas futuras atividades profissionais.

O Programa Avançado de Formação - PAF, customizado e individualizado, tem como objetivo preparar gestores do nível estratégico de organizações públicas ou privadas, diante das dificuldades crescentes e da dinâmica dos novos conhecimentos exigidos pelo atual contexto organizacional.

O PAF é um programa individual, destinado a apenas um profissional cliente. Mas, em casos excepcionais e dependendo do tema, pode-se utilizar o PAF em um pequeno grupo de gestores de uma mesma organização.

Através dos especialistas da CASO Consultores Associados, dotados de vasta experiência e conhecimento de mercado e com solida formação acadêmica, o PAF busca atender as necessidades individuais e imediatas de conhecimento, procedimentos e técnicas de gestão, do profissional cliente, para o exercício de uma nova função, ou, para aumentar seu desempenho em função que já ocupa.

Diante das necessidades iniciais apresentadas pelo profissional cliente, e das características e objetivos da organização ao qual está vinculado, é definido um roteiro preliminar para o conteúdo da formação. Este roteiro é discutido por especialista da CASO com o profissional cliente, buscando o máximo de customização e adaptação as reais necessidades. Quando necessário for, a definição do conteúdo final poderá também ser negociada com o gestor ou superior do profissional cliente.





O PAF em curto prazo, e se for o caso, de forma reservada, qualifica o profissional cliente para melhorar seu desempenho ou para capacita-lo diante de sua nova função ou novo desafio profissional, fazendo com que este desempenhe efetivamente as tarefas com conhecimento e eficácia, maximizando seus resultados.

As Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG, com formação e transferência de tecnologia e conhecimento é um diferencial no método da CASO, destinado a organizações de diversos tamanhos, dos diferentes setores de atividades públicas ou privadas.

Os serviços realizados com base nas OTG’s tomam como suporte conceitual, independente do foco específico do problema inicial apresentado pelo cliente, a Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada de Processos para a Qualidade, veja Figura 1. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e publicada inicialmente em 2004, e hoje se encontra em seu livro Ações para a Qualidade (Editora Elsevier, 5ª edição, 2014). A Metodologia GEIQ através de um sistema integrado de gestão, com o suporte de modernas técnicas gerenciais e organizacionais prioriza quatro ações: as estratégicas, as estruturais, as comportamentais e as operacionais. Onde:

  • As Ações Estratégicas buscam conceber o foco estratégico da organização, com seus respectivos elementos, e analisar os ambientes externo e interno, com a finalidade de definir os caminhos adequados para atingir os objetivos definidos pelo nível estratégico diante do foco principal dos serviços a serem realizados.
  • As Ações Estruturais buscam a concepção de uma arquitetura compatível e alinhada com os objetivos estratégicos. Essas adaptações estruturais estão vinculadas a novos conceitos, valores e posturas organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da eficaz busca de soluções.
  • As Ações Comportamentais têm dois papéis fundamentais: a busca de uma melhor qualidade de vida e do comprometimento do colaborador diante das causas e objetivos definidos pela organização e de preparar o colaborador para os processos de mudanças, capacitando-o em técnicas de gestão, com foco na criatividade e inovação, diante de uma visão empreendedora.
  • As Ações Operacionais buscam os resultados organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da busca de soluções, através da gestão, modelagem e melhorias dos processos, alinhados aos objetivos estratégicos, moldurados por uma arquitetura organizacional compatível e com colaboradores capacitados e comprometidos. Para que isso seja possível, com eficiência e eficácia, e com criatividade e inovação, através das confiáveis Técnicas Analíticas, utiliza-se como suporte algumas das técnicas ou princípios do Pensamento Lean, da Metodologia Seis Sigma, do Desing Thinking e do Business Model Canvas.


FIGURA 1 – Fluxo da GEIQ (Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade)


A Metodologia GEIQ considera ainda os princípios da sustentabilidade e autonomia organizacional, com a identificação de suas reais necessidades operacionais e de conhecimento, vitais para a eficácia e sucesso, o que será contemplado pela plena transferência de conhecimento e tecnologia de gestão ao cliente, para a implantação das soluções e mudanças continuadas.

Assim, o foco prioritário para a solução do problema da organização cliente é trabalhado dentro do contexto organizacional do cliente, com todas as suas variáveis, elementos e aspectos culturais. O que aumenta a probabilidade de sucesso, ao fazer com que a mudança proposta se integre a todas as etapas e segmento da vida organizacional.

Com essa metodologia a CASO Consultores Associados não pretende enviar consultores ao cliente para executarem uma tarefa, com base em modelos já predefinidos, como tem sido tradição das empresas de consultorias no Brasil, veja Figura 2. E sim, deverá atuar com especialistas junto aos gestores e colaboradores do cliente, desenvolvendo um conjunto de atividades para, entender, diagnosticar o problema e encontrar a melhor alternativa de solução.

Isso será feito através da construção de um ambiente de aprendizagem constituído de reuniões, parte destas, realizadas no local do trabalho, onde a tarefa é executada e parte em sala de reuniões.



FIGURA 2 – Modelos de Intervenção Organizacional


Neste ambiente de aprendizagem e inovação, existe uma troca de conhecimentos teórico e prático, possibilitando aos especialistas da CASO se familiarizarem com as práticas e o dia-a-dia do cliente, e aos gestores e colaboradores do cliente uma eficaz oportunidade para obterem novos conhecimentos, alinhados com as melhores práticas de gestão, aplicadas à realidade de sua organização. E ainda, de participarem de um espaço de reflexão e debates, com liberdade e criatividade, sobre questões importantes relativas à sua organização.

É esse método de intervenção organizacional, que a CASO desenvolveu e denomina de Oficina de Tecnologia de Gestão – OTG, veja Figura 3.



FIGURA 3: Etapa da Oficina de Tecnologia de Gestão - OTG


Com as OTG's o cliente deve identificar e entender o problema, participar ativamente da elaboração do diagnóstico e estar conjuntamente envolvido, com especialistas da CASO, na busca de uma solução inovadora, e também, de sua efetiva implantação. Ou seja, neste método a ação de formação não é fundamentada em um modelo passivo de treinamento ou consultoria, mas sim, emprega uma metodologia de educação participativa, com grande troca de experiências, na qual os conceitos são aplicados de forma prática pelos colaboradores e gestores, que são motivados, preparados e assessorados para agir em questões da própria organização.

Ao final desta intervenção, os colaboradores e gestores devem apresentar um conhecimento estruturado e critico sobre o tema, e principalmente, desenvolver a capacidade de efetivamente aplicar as técnicas de gestão e mudanças para a otimização dos processos críticos da organização, em todas as suas áreas, constituindo uma espécie de grupo de consultoria ou auditoria organizacional interna de gestão e melhoria de processos. Isso pode ser a base para a futura implementação de um núcleo interno, para assessorar a direção, quanto à gestão de mudanças organizacionais.

Conheça as áreas de atuação da CASO com suas Oficinas de Tecnologia de Gestão para mudanças e reestruturação das organizações:

O Programa APrender foi criado a partir de profissionais com vasta experiência em gestão pública municipal e sólidas formações acadêmicas. A CASO Consultores Associados utiliza no Programa APrender Formação de Gestores Municipais, uma estrutura e metodologia moderna, dinâmica e enxuta, otimizando e minimizando custos desnecessários com o objetivo de transferir estas vantagens aos seus clientes, através de eficazes e personalizados conhecimentos. A operacionalização do Programa APrender é feita através de Seminários e Cursos de curta duração.

Seminários

Os Seminários do Programa APrender são decorrentes de diagnósticos e pesquisas realizadas em diversos órgãos públicos municipais brasileiros e são contextualizados à realidade de cada município ou região. Defina suas necessidades e o tema do seminário que deseja e nos consulte.

Cursos

Diante das recentes mudanças e das mobilizações sociais ocorridas no Brasil, os municípios precisam apresentar urgentemente respostas. É vital para que as respostas sejam eficazes e para o sucesso das gestões municipais, preparar os seus gestores, atualizado com base em conhecimentos e técnicas de gestão contemporâneas para enfrentar a crescente cobrança por resultados de nossa sociedade. Os Cursos do Programa APrender são alternativas eficazes para os gestores dos municípios brasileiros Esses cursos poderão ser ministrados, dependendo do tema com carga horaria de 16h, 24h ou 32h e serão contextualizados diante das necessidades e realidade locais.

Temas dos Cursos do Programa APrender

  • Administração Financeira para Orgãos Públicos Municipais
  • Análise de Balanços Públicos de Organizações Municipais
  • Análise de Viabilidade em Projetos Públicos Municipais
  • Auditoria Governamental
  • Avaliação de Desempenho no Setor Público Municipal
  • Competências Gerenciais para a Administração Publica Municipal
  • Conselhos de Políticas Públicas Municipais
  • Contabilidade para Executivos Públicos
  • Contabilidade Pública
  • Contratos Administrativos e seu Gerenciamento
  • Controladoria Governamental
  • Elaboração e Programação Orçamentária
  • Ferramentas para Melhoria da Qualidade na Administração Publica Municipal
  • Formação de Multiplicadores para a Qualidade nos Municípios
  • Formação Ética do Gestor Publico Municipal
  • Gestão Estratégica de Custos Públicos
  • Gestão das Políticas Sociais nos Municípios
  • Gestão das Políticas Ambientais nos Municípios

A partir de tecnologias e metodologias próprias e com especialistas com vasta experiência e sólida formação acadêmica, a CASO Consultores Associados têm feito Diagnósticos Organizacionais para a transformação e mudanças em organizações de diversos setores organizacionais.





A CASO coloca à disposição das organizações do setor público e privado os seguintes serviços:

  • Diagnóstico Organizacional para a Elaboração e Implementação de Planejamento Estratégico
  • Diagnóstico Organizacional para a Concepção e Implementação de Governança Corporativa
  • Diagnóstico Organizacional para a Elaboração e Execução de Programa de Capacitação
  • Diagnóstico Organizacional para a Concepção e Implementação de Modelo de Gestão por Processos
  • Diagnóstico Organizacional para a Concepção e Implementação do Programa de Qualidade
  • Diagnóstico Organizacional para a Concepção e Implementação do Programa de Acreditação em Saúde
  • Diagnóstico Organizacional para a Otimização de Sistemas de Produção
  • Diagnóstico Organizacional para o Realinhamento da Cultura Organizacional
  • Diagnóstico Organizacional para o Redesenho da Arquitetura Organizacional
  • Diagnóstico Organizacional para o Planejamento e Controle do Processo Produtivo