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CASO Consultores Associados


Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais
  • Oficinas de Tecnologia de Gestão

As Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG, com formação e transferência de tecnologia e conhecimento é um diferencial no método da CASO, destinado a organizações de diversos tamanhos, dos diferentes setores de atividades públicas ou privadas.

Os serviços realizados com base nas OTG’s tomam como suporte conceitual, independente do foco específico do problema inicial apresentado pelo cliente, a Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada de Processos para a Qualidade, veja Figura 1. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e publicada inicialmente em 2004, e hoje se encontra em seu livro Ações para a Qualidade (Editora Elsevier, 5ª edição, 2014). A Metodologia GEIQ através de um sistema integrado de gestão, com o suporte de modernas técnicas gerenciais e organizacionais prioriza quatro ações: as estratégicas, as estruturais, as comportamentais e as operacionais. Onde:

  • As Ações Estratégicas buscam conceber o foco estratégico da organização, com seus respectivos elementos, e analisar os ambientes externo e interno, com a finalidade de definir os caminhos adequados para atingir os objetivos definidos pelo nível estratégico diante do foco principal dos serviços a serem realizados.
  • As Ações Estruturais buscam a concepção de uma arquitetura compatível e alinhada com os objetivos estratégicos. Essas adaptações estruturais estão vinculadas a novos conceitos, valores e posturas organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da eficaz busca de soluções.
  • As Ações Comportamentais têm dois papéis fundamentais: a busca de uma melhor qualidade de vida e do comprometimento do colaborador diante das causas e objetivos definidos pela organização e de preparar o colaborador para os processos de mudanças, capacitando-o em técnicas de gestão, com foco na criatividade e inovação, diante de uma visão empreendedora.
  • As Ações Operacionais buscam os resultados organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da busca de soluções, através da gestão, modelagem e melhorias dos processos, alinhados aos objetivos estratégicos, moldurados por uma arquitetura organizacional compatível e com colaboradores capacitados e comprometidos. Para que isso seja possível, com eficiência e eficácia, e com criatividade e inovação, através das confiáveis Técnicas Analíticas, utiliza-se como suporte algumas das técnicas ou princípios do Pensamento Lean, da Metodologia Seis Sigma, do Design Thinking e do Business Model Canvas.


FIGURA 1 – Fluxo da GEIQ (Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade)


A Metodologia GEIQ considera ainda os princípios da sustentabilidade e autonomia organizacional, com a identificação de suas reais necessidades operacionais e de conhecimento, vitais para a eficácia e sucesso, o que será contemplado pela plena transferência de conhecimento e tecnologia de gestão ao cliente, para a implantação das soluções e mudanças continuadas.

Assim, o foco prioritário para a solução do problema da organização cliente é trabalhado dentro do contexto organizacional do cliente, com todas as suas variáveis, elementos e aspectos culturais. O que aumenta a probabilidade de sucesso, ao fazer com que a mudança proposta se integre a todas as etapas e segmento da vida organizacional.

Com essa metodologia a CASO Consultores Associados não pretende enviar consultores ao cliente para executarem uma tarefa, com base em modelos já predefinidos, como tem sido tradição das empresas de consultorias no Brasil, veja Figura 2. E sim, deverá atuar com especialistas junto aos gestores e colaboradores do cliente, desenvolvendo um conjunto de atividades para, entender, diagnosticar o problema e encontrar a melhor alternativa de solução.

Isso será feito através da construção de um ambiente de aprendizagem constituído de reuniões, parte destas, realizadas no local do trabalho, onde a tarefa é executada e parte em sala de reuniões.



FIGURA 2 – Modelos de Intervenção Organizacional


Neste ambiente de aprendizagem e inovação, existe uma troca de conhecimentos teórico e prático, possibilitando aos especialistas da CASO se familiarizarem com as práticas e o dia-a-dia do cliente, e aos gestores e colaboradores do cliente uma eficaz oportunidade para obterem novos conhecimentos, alinhados com as melhores práticas de gestão, aplicadas à realidade de sua organização. E ainda, de participarem de um espaço de reflexão e debates, com liberdade e criatividade, sobre questões importantes relativas à sua organização.

É esse método de intervenção organizacional, que a CASO desenvolveu e denomina de Oficina de Tecnologia de Gestão – OTG, veja Figura 3.



FIGURA 3: Etapa da Oficina de Tecnologia de Gestão - OTG


Com as OTG's o cliente deve identificar e entender o problema, participar ativamente da elaboração do diagnóstico e estar conjuntamente envolvido, com especialistas da CASO, na busca de uma solução inovadora, e também, de sua efetiva implantação. Ou seja, neste método, a ação de formação não é fundamentada em um modelo passivo de treinamento ou consultoria, mas sim, emprega uma metodologia de educação participativa, com grande troca de experiências, na qual os conceitos são aplicados de forma prática pelos colaboradores e gestores, que são motivados, preparados e assessorados para agir em questões da própria organização.

Ao final desta intervenção, os colaboradores e gestores devem apresentar um conhecimento estruturado e crítico sobre o tema, e principalmente, desenvolver a capacidade de efetivamente aplicar as técnicas de gestão e mudanças para a otimização dos processos críticos da organização, em todas as suas áreas, constituindo uma espécie de grupo de consultoria ou auditoria organizacional interna de gestão e melhoria de processos. Isso pode ser a base para a futura implementação de um núcleo interno, para assessorar a direção, quanto à gestão de mudanças organizacionais.

Conheça as áreas de atuação da CASO com suas Oficinas de Tecnologia de Gestão para mudanças e reestruturação das organizações: