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Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais
02/03

DMAIC

 

Com o suporte na estatística, a Metodologia Seis Sigma trata a qualidade de forma sistêmica, considerando todas as ações e setores de uma organização e não somente as não conformidades de processos específicos. Para isso utiliza, além dos conceitos e análises estatísticas, técnicas analíticas introduzidas pela TQM – Total Quality Management nos anos de 1970.

 
No sistema tradicional, muitas ações que são  utilizadas com o objetivo de cortar custos, terminam reduzindo o valor agregado e a qualidade do produto. O sucesso de uma organização está relacionado diretamente aos resultados ou à rentabilidade. Para atingir este objetivo temos dois caminhos: reduzir custos ou agregar valores. Em alguns casos não é mais possível reduzir custos dos processos; logo, a única alternativa é agregar valores. Já em muitos outros casos, para a própria redução dos custos ou aumento da rentabilidade, é preciso agregar novos valores aos processos ou produtos.

 

Quadro 1: Fases de um Projeto Seis Sigma

-  Fase D (Define) - Definir os processos críticos, os objetivos diante do negócio, as expectativas e necessidades dos clientes.

-   Fase M (Measure) - Medir o desempenho do processo e identificar os problemas e a intensidade dos mesmos.

- Fase A (Analyze) - Analisar o desempenho e as causas dos problemas.

-  Fase I (Improve) - Melhorar o processo eliminando os problemas, reduzindo custos e agregando valores para o cliente. 

-   Fase C (Control) - Controlar o desempenho do processo

Para a busca de melhorias nos processos, essa metodologia utiliza para sua operacionalização projetos, chamados de Projetos Seis Sigma, para concepção de novos processos de alto desempenho e de maior rentabilidade. Os Projetos Seis Sigma, que utilizam como suporte as orientações do PMI (Project Management Institute), são divididos em cinco fases, que compõem o DMAIC, veja Quadro 1.

Para seu gerenciamento essa metodologia utiliza profissionais com formação específica denominados de Master Black Belt, Black Belt e Green Belt, veja Quadro 2.  

Quadro 2: Gestores da Metodologia Seis Sigma

Master Black Belt - São especialistas em métodos quantitativos responsáveis pelo desenvolvimento dos Black Beltse e dos Green Belts;

Black Belt - São profissionais que coordenam os projetos Seis Sigma e têm por responsabilidade disseminar a Metodologia Seis Sigma;

Green Belt - São membros de equipes de Projetos Seis Sigma. 

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